Redes de Proteção para Pássaros
Os animais de estimação estão cada dia mais presentes na vida das pessoas e engana-se quem pensa que apenas cachorros e gatos ganham o coração das pessoas. Pássaros nascidos em cativeiro e criados socialmente também são considerados pets e estão presentes em milhares de casas, como as calopsitas, periquitos e canários, por exemplo. Esses animais, que podem ficar soltos pela casa, dependendo de sua criação, podem correr riscos em locais sem telas, como escadas, sacadas, varandas, janelas e terraços, por exemplo.
Assim como outros tipos de animais de estimação, os pássaros precisam de proteção e cuidado, sendo assim, é impreterível que haja proteção adequada para esses pequenos animais também!
Assim como outros tipos de pets, os pássaros precisam ser protegidos com as mesmas telas que seriam indicadas para crianças pequenas, já que elas são mais trançadas e são produzidas com materiais extremamente resistentes. Assim como outros animais domésticos, as aves podem tentar destruir as redes com os bicos, por exemplo. Sendo assim, é ideal que a tela escolhida seja resistente e não se destrua facilmente, mesmo que a ave tente.
As aves, por possuírem a capacidade de voar e serem menores que gatos e cachorros, precisam ter uma atenção redobrada, e os tutores precisam pensar em proteger locais altos, possíveis rotas de fuga e até mesmo regiões perigosas que os pássaros poderiam acessar sem as telas. Depois do local ser estudado conscientemente, os tutores devem pensar no tamanho do distanciamento da malha, assim como na forma de fixação da rede. Para que a rede faça seu trabalho corretamente, é necessário que ela por si só seja toda adequada para manter a proteção das aves.
Uma dúvida muito comum que os donos de aves tem é o quanto a rede deve ser resistente. A resposta é fácil: o melhor é que a rede aguente até dez vezes o peso do animal. Portanto, não há necessidade de comprar nada com base no tamanho do animal, porque o peso do animal aumentará muito de acordo com a velocidade com que ele atingir a rede. O material mais adequado é aquele que suporta um impacto máximo de 500 kg.
Na hora de limpar o material é preciso ter atenção também: não é qualquer material que pode ser usado nessas redes. Inclusive, materiais abrasivos e com possível ação de corrosão devem ser mantidos longe das redes. Um simples dano em uma região da tela pode gerar acidentes, ainda mais quando fala-se de aves, que são animais menores e que possuem facilidade em passar por frestas, mesmo que pequenas.